Risco de contrair Covid-19 aumenta entre jovens vacinados após seis meses, diz estudo

vacinação drive thru contra a covid 19 no parque da cidade, em brasília.

Após seis meses imunizados com CoronaVac, o risco de contrair Covid-19 aumenta em jovens adultos entre 18 e 39 anos – ainda que diminua os casos de hospitalização e óbito. Esse é o achado de uma pesquisa conjunta da Fiocruz com instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram pouco mais de 8 meses de dados de pessoas vacinadas com duas doses de CoronaVac em São Paulo.

Apesar de o artigo ainda não ter sido avaliado por pares, é o primeiro estudo a dar embasamento para a necessidade da dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos que tomaram duas doses da CoronaVac.

“A CoronaVac é a vacina mais utilizada no mundo, com mais de 2 bilhões de doses aplicadas. E apesar de no Brasil a antecipação da dose de reforço [de cinco para quatro meses] já ter sido implementada como política pública mesmo sem ter evidências suficientes à época, outros países ainda não adotaram essa medida, então é um dado que pode servir como embasamento para esta ação nestes locais”, explica Julio Croda, coordenador do estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe nosso APP

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.